FBC: Análise do Firebreak – R$ 30,00 por uma Experiência Incrível em Burning Rangers!
Experiências Empolgantes em FBC: Firebreak
Bruços e alienígenas, guerreiros contra forças sobrenaturais e até mesmo um anão futurista lutando por recursos. O jogo de tiro cooperativo tem nos proporcionado experiências incríveis ao longo dos anos. Mas e quanto a um bombeiro em uma dimensão alternativa lutando contra forças sobrenaturais invasoras? A Remedy Entertainment pode ter se debruçado sobre essa pergunta ao criar FBC: Firebreak, transformando os espaços de escritório e ambientes surrealistas de Control em intensas áreas de tiro em primeira pessoa.
Uma Abordagem Diferente ao Ação
Não se trata de uma simples aventura de correr e atirar. Em essência, Firebreak se concentra em objetivos, mas dá uma grande importância ao trabalho em equipe, superando o simples fato de ter mais armas em campo. O grupo de primeiros socorros, formado por voluntários, é dirigido por uma entidade misteriosa conhecida como Hank. A peculiaridade do jogo é evidente, mesmo que não explore os mesmos espaços não euclidianos de Control (o que é um pouco decepcionante). Com um preço acessível de $40 e a disponibilidade no PlayStation Plus Extra e Game Pass, o acesso é facilitado. Mas vale a pena o seu tempo?
Dinâmica de Jogo e Objetivos
“As missões podem ficar muito mais frenéticas quando você ativa todos os três Níveis de Liberação, aumenta o Nível de Ameaça para Extremo e ativa as Corrupções, com o caos que se segue criando uma grande excitação. Contudo, isso não muda o quão repetitivos os objetivos podem se tornar ao longo das jogadas.”
Não espere por uma narrativa profunda, como era de se esperar. FBC: Firebreak oferece cinco tipos de trabalho, cada um com sua própria história. Hank e seus colegas de batalha frequentemente trocam ideias no lobby, revelando alguns detalhes interessantes, como Jesse Faden tendo autorizado o grupo. Durante os trabalhos, os diálogos são esporádicos, como quando Hank diz: “Vamos trabalhar duro como se fôssemos pagos!”. Seria legal ter mais falas, mas é bom saber que a Remedy evitou longas conversas entre os membros durante as missões, um aspecto que poderia ficar mais interessante.
A Estrutura das Missões
Cada missão é dividida em três Níveis de Liberação – inicialmente, apenas o Nível 1 está disponível. Você precisa concluir esse nível para desbloquear os outros. Cada nível subsequente traz mais recompensas, mas também aumenta a duração da missão e introduz novos objetivos e ameaças. Por exemplo, em Ground Control, a missão inicial é coletar material radioativo, enquanto níveis superiores aumentam a complexidade e os perigos.
Introduzindo Tensão com Níveis de Ameaça
Os Níveis de Ameaça aumentam a quantidade de inimigos, incluindo os mais robustos, e oferecem chances para inimigos poderosos aparecerem. As Corrupções introduzem itens corrompidos na missão, cada um com efeitos únicos, como uma serra que remove seus escudos. Particularmente, gostei dos corpos explosivos, que facilitam a eliminação de grupos de inimigos.
- Complexidade nas Missões: Não espere uma escalada tão significativa nas complexidades das missões como um todo.
- Diversidade de Inimigos: Enfrentamos desde inimigos comuns até aqueles com ataques especiais.
- Trabalho em Equipe: É essencial para superar os desafios mais difíceis.
Jogabilidade Satisfatória
Um dos pontos altos do jogo é a jogabilidade das armas. A transição da Remedy de combatentes em terceira pessoa para uma experiência em primeira pessoa é impressionante, com armas que oferecem uma sensação satisfatória. Apesar de a seleção ser limitada a seis escolhas, cada arma tem suas particularidades que se complementam bem entre as classes.
A Experiência de Equipe
Embora haja uma certa repetitividade nas missões, a forma como são desenhadas para acomodar cada Kit de Crise é notável. Cada Kit tem suas particularidades e a possibilidade de combinação de habilidades entre eles torna a experiência de jogo mais rica. Por outro lado, o sistema de desbloqueio e as recompensas podem ser um tanto tediosos, especialmente no início do jogo.
Desafios e Oportunidades de Melhoria
“Apesar das minhas críticas ao FBC: Firebreak, é uma experiência que pode ser bastante divertida, e a ausência de armadilhas de serviço ao vivo significa que você pode jogá-lo no seu próprio ritmo.”
Uma vez que você tenha desbloqueado melhorias e habilidades, é possível farmar os recursos necessários para abrir novas opções, embora esse processo tenha suas dificuldades. A variedade de inimigos também é interessante, embora algumas mecânicas lembram muito o passado da Remedy com Control, trazendo boas e más memórias.
O desempenho gráfico é geralmente sólido, mas pode sofrer quedas em situações de muito movimento na tela. Sem falar que a falta de recursos de comunicação dentro do jogo pode complicar a cooperação. A interface de usuário, apesar de limpa, poderia ser mais informativa.
Conclusão
Apesar de suas falhas, FBC: Firebreak apresenta uma base sólida para um jogo cooperativo. Com mais conteúdo e variedade nas missões, ele tem potencial para se tornar uma oferta relevante no gênero. Se você procura uma experiência divertida para jogar com amigos, este título certamente merece uma chance – não é o melhor, mas é um bom passatempo para partidas curtas ou longas.
Este jogo foi avaliado no PC.