Corinthians protocola denúncia ao STJD por cantos homofóbicos da torcida do São Paulo

Corinthians denuncia ao STJD cânticos homofóbicos da torcida do São Paulo

Corinthians Denuncia Cantos Homofóbicos da Torcida do São Paulo ao STJD

21 de julho de 2025 19:15


  • Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Denúncia após o Clássico Majestoso

Na segunda-feira, 21 de julho, o Corinthians deu um passo importante ao protocolar uma denúncia ao STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva), relacionada aos cânticos homofóbicos entoados pela torcida do São Paulo durante o clássico Majestoso. Essa partida ocorreu no último sábado, 19 de julho, no Estádio do Morumbi, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Documentação e Registro de Atos Preconceituosos

O Corinthians enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ao STJD e à Federação Paulista de Futebol (FPF), anexando vídeos que documentam os atos homofóbicos proferidos na segunda etapa do jogo. Essa atitude reflete um compromisso com a luta contra a discriminação no futebol.

Silêncio na súmula e manifestações do Corinthians

Após a partida, a Rádio Bandeirantes informou que o árbitro Anderson Daronco não registrou os cânticos homofóbicos na súmula, alegando que não os ouviu. No entanto, ele anotou reclamações do preparador de goleiros do Corinthians, Marcelo Carpes.

O Corinthians expressou sua indignação em um ofício assinado pelo presidente em exercício, Osmar Stabile, e o superintendente jurídico, Leonardo Pantaleão: “Manifestamos nossa mais veemente inconformidade e indignação com as condutas discriminatórias, e confiamos que o STJD adotará, exemplarmente, medidas adequadas no sentido de responsabilizar os envolvidos e evitar a repetição de lamentáveis episódios.”

Histórico de Punições

Vale lembrar que, no Campeonato Brasileiro de 2023, o Corinthians já havia sido punido por cânticos homofóbicos direcionados a jogadores adversários durante um duelo contra o São Paulo na Neo Química Arena. Naquela ocasião, o clube enfrentou severas consequências, incluindo uma multa de R$ 100 mil e o prejuízo de mais de R$ 2 milhões na renda de um jogo sem público em Itaquera.

Próximos Passos

O Corinthians continua atento a situações de discriminação no futebol e espera que ações exemplares sejam tomadas para assegurar que episódios como esse não se repitam.

Veja Mais: